quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Curso SUPERA

O uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Cientes de tais proporções, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República, está promovendo, com o apoio do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, a terceira edição do curso SUPERA (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento). O curso abriu inscrições em 17 de agosto de 2009.
O curso Supera é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na modalidade de Educação a Distância-EaD. As edições anteriores já capacitaram 10.000 profissionais da Rede Básica de Saúde e das Unidades de Referência para tratamento de usuários de álcool e outras drogas (CAPS-ad, CAPS-I e CAPSi, Hospitais Dia ou Hospitais Gerais que atendam dependentes de álcool e outras drogas) em todo o País.
A atual edição oferece 5.000 vagas para capacitação dos profissionais de saúde, especificamente para as equipes Saúde da Família, com prioridade para as áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, do Ministério da Justiça. Visando atender o público específico, na terceira edição do SUPERA foi acrescentado mais um módulo sobre a Atenção Primária, com ampliação da carga horária de 90 para 120 horas.
Todo o processo de aprendizagem é interativo e os alunos terão acesso a várias ferramentas de EaD, incluindo um kit de material didático (livro-texto e vídeo ilustrativo), acesso à internet, participação em fóruns, chats e webconferências com profissionais especialistas em prevenção e tratamento das questões relativas ao uso de álcool e outras drogas. Os alunos serão acompanhados sistematicamente por tutores para solução de dúvidas e avaliação do processo. Ao final do curso, os aprovados receberão certificado de curso de Extensão Universitária, emitido pela UNIFESP.

Maiores informações e inscrições:
http://www.supera.org.br/senad/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário