Vamos guardar isso na memória... tentar participar dessas coisas...e ver o que vai acontecer...
Um ótimo fim de semana.
http://www.saude.ba.gov.br/noticias/noticia.asp?NOTICIA=7418
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
26 de novembro de 2009
SAÚDE MENTAL FOI TEMA DE DEBATE NA 158ª REUNIÃO DO CES
Ocorreu esta tarde, no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a 158ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES). A reunião teve seu ponto alto durante a apresentação do coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Iordan Gurgel, sobre o Programa de Saúde Mental na Bahia. Classificando como um "conceito revolucionário", que envolve outros profissionais, familiares e a sociedade na assistência ao paciente com transtornos mentais, Gurgel explicou que a Sesab quer um "cuidar de excelência" para esse grupo da população, que é atendida pelo SUS.
A atual política para a Saúde Mental, determinada pelo Ministério da Saúde, preconiza a redução progressiva dos leitos psiquiátricos no país, a consolidação dos centros de atenção psicossociais (CAPS) e das residências terapêuticas, para aqueles que não tem família e não podem viver sozinhos. "Hoje, a Bahia conta com 166 CAPS e nossa meta é chegar a 213 em 2010", explicou o coordenador.
Para 2010, a Sesab tem como metas reduzir o número de leitos psiquiátricos, ofertar novos métodos de tratamento, dar ênfase à implantação de CAPS Tipo III, implementar o programa "Volta para Casa" e as residências Terapêuticas nos municípios prioritários. Também é meta da instituição a inclusão de novas parcerias no curso de Psiquiatria na Reforma Psiquiátrica, discutir novos arranjos para o atendimento aos municípios com menos de 20 mil habitantes e qualificar 100% das diretorias regionais de Saúde (Dires), com técnicos de referência em Saúde Mental.
Outra preocupação da área técnica é a formulação do plano estadual para a atenção integral relativa ao uso e dependência de álcool e drogas. "Ano que vem teremos a realização da Conferência Estadual de Saúde Mental, preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília onde vamos discutir essa questão", concluiu Iordan Gurgel, solicitando o apoio dos conselheiros para o sucesso da política de Saúde Mental na Bahia.
O secretário Jorge Solla lembrou que a Bahia tem 1.086 leitos psiquiátricos e que a questão das drogas entre jovens e adolescentes hoje é preocupante e a rede necessita de um atendimento específico para esses pacientes. "Precisamos criar leitos para a desintoxicação dos usuários de álcool e drogas que procuram a rede SUS", disse Solla.
Em seguida, o secretário fez uma apresentação sobre o Seminário Nacional Preparatório para a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas de Seguridade Social. O seminário acontecerá em Brasília no período de 4 a 6 de dezembro. Na oportunidade, foram definidos os conselheiros que irão representar a Bahia no evento.
A apresentação do parecer sobre a Prestação de Contas do II Trimestre de 2009, pelo relator Sílvio Roberto dos Anjos Silva, ficou para ser feita na próxima reunião do CES, marcada para o dia 16 de dezembro.
L.S./M.Tb.909-Ba
/geral/ces/158ª -1
Nenhum comentário:
Postar um comentário