quarta-feira, 23 de setembro de 2009

XIIICongresso de Assistentes Sociais

No período de 31 de julho a 05 de agosto de 2010 será realizado em Brasília o XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais com o tema central “Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social”.

O CBAS é o maior evento do Serviço Social brasileiro, realizado a cada três anos, e reúne em torno de 3.000 profissionais e estudantes. É um evento de natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO - para o próximo triênio. Constitui, ainda, importante espaço de divulgação da produção científica e técnica da área do Serviço Social, através da apresentação de trabalhos e comunicações pelos profissionais e estudantes e do lançamento de livros.

Os temas das conferências centrais serão:

- Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social;

- Sujeitos políticos coletivos na sociedade brasileira: resistência ao capitalismo;

- Condições de trabalho e materialização do projeto ético-político profissional;

- Socialismo ou barbárie: contradições, mediações e o exercício profissional.

Além das conferências, o Congresso contará com seis plenárias simultâneas com temas polêmicos e instigantes, como segue abaixo:

- Tendências da política social no contexto da crise e impactos para o Serviço Social

- Feminismo, marxismo e Serviço Social;

- Estado penal, criminalização da pobreza e trabalho do Serviço Social;

- Precarização da formação e impactos para o trabalho profissional;

- Homofobia, racismo e patriarcado na sociabilidade capitalista: a superação do preconceito como desafio ético-político ao Serviço Social;

- Organização sindical e Serviço Social em debate.

Haverá sessões temáticas para apresentação de trabalhos nas formas oral e pôster, que serão divulgadas posteriormente, sendo que o prazo para envio de trabalhos/comunicações científicas será de 12 de outubro de 2009 a 31 de janeiro de 2010.

O folder final com a programação completa, prazos, valor das inscrições, endereço do evento e local para envio dos trabalhos estará disponível em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário