quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CEFSS/CRESS/ABEPS e ENESSO

CFESS/CRESS, ABEPSS E ENESSO PUBLICAM CARTA SOBRE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Assistentes sociais aprovaram a Carta sobre Graduação a Distância


Um dos temas mais importantes do 38º Encontro Nacional CFESS/CRESS, realizado de 6 a 9 de setembro, em Campo Grande/MS, foi o da graduação a distância. Em meio ao debate público que vem acontecendo sobre o assunto no país, o Conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS e a ENESSO decidiram publicar uma Carta Aberta aos estudantes e trabalhadores dos cursos de graduação a distância em serviço social no Brasil. Assistentes sociais presentes ao Encontro aprovaram o conteúdo por unanimidade, durante a Plenária Final, no dia 9 de setembro.

"Reafirmamos nossa posição contrária!"

Na Carta sobre a graduação a distância, CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO reconhecem o anseio legítimo de estudantes em ter acesso ao ensino superior, mas esclarecem que esse direito deve ser alcançado com qualidade, "uma formação crítica que os prepare não apenas para o exercício profissional, mas também amplie as condições de atuar em um mundo cada vez mais complexo".

A Carta lembra que o Serviço Social tem como matéria as expressões da questão social: "Sob cada parecer, cadastro e encaminhamento que o profissional realiza há vidas, cujas trajetórias podem ser modificadas por uma intervenção profissional que não consiga perceber as inúmeras facetas da questão que se apresenta".

CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO continuarão a cobrar do Ministério da Educação a igualdade de acesso ao ensino superior presencial para todos e a garantia da qualidade da oferta.

UNITINS: Decisão do MEC foi motivada por denúncias do CFESS

O debate sobre a graduação a distância no 38º Encontro Nacional estava polemizado pelo recente descredenciamento da UNITINS pelo MEC. A decisão publicada no dia 19 de agosto veio depois de um prazo estabelecido para um ajustamento de conduta, que não foi cumprido pela universidade.

Embora tenha impedido a UNITINS de oferecer cursos de graduação a distância, o MEC reconhece os diplomas da modalidade. A assessora jurídica do CFESS vem analisando todo o processo do descredenciamento da UNITINS para que o Conjunto CFESS/CRESS assuma um posicionamento em relação ao registro de assistentes sociais graduados naquela universidade. Por enquanto os registros desses profissionais estão suspensos.

Analisando os documentos a assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra encontrou a informação de que o MEC decidiu pelo descredenciamento da UNITINS, a partir de denúncias realizadas pelo CFESS.­­­

Veja a Carta Aberta aos estudantes e trabalhadores dos cursos de graduação a distância em serviço social no Brasil

Um comentário:

  1. Olá, sou acadêmica e presidente do Centro Academico que representa o curso de Serviço Social do CEULJI/ULBRA,estamos indignados com que está contecendo dentro da prórpia Universidade estão oferecendo o curso a distância, precisamos da ajuda de vcs para uma manifestação em prol do curso de Serviço Social de qualidade. estamos nos organizando uma minifestação mais precisamos do apoio do CEFSS/CRESS/ABEPS e ENESSO.
    Espero que possamos contar com vocês
    lucia_asouza@hotmail.com

    ResponderExcluir