domingo, 20 de setembro de 2009

Campanha da Gestão no 38º Encontro Nacional CFESS/CRESS‏


Lutar por Direitos, Romper com a Desigualdade:
Campanha da Gestão no 38º Encontro Nacional CFESS/CRESS‏



Lutar por Direitos, Romper com a Desigualdade" é palavra de ordem para os/as assistentes sociais que estiveram reunidos em Campo Grande/MS, entre 6 e 9 de setembro, durante o 38º Encontro Nacional CFESS/CRESS. O Conjunto aproveitou a mobilização do evento para apresentar à sociedade a Campanha contra a concentração de riqueza no país: "Chega de esperar que eles dividam o bolo por você. Exija a sua parte."

A mensagem está exposta em cartazes, banners e cartões postais, acompanhada de uma imagem forte que mostra o resto de um bolo sobre uma mesa coberta com a bandeira do Brasil, e mais a explicação: "Depois que o rico come, é isso o que sobra para você."

Além do material impresso, que está sendo distribuído em todas as regiões do país (os postais são encontrados em cinemas, teatros, restaurantes e outros estabelecimentos culturais de 10 capitais), foi produzida também uma peça de rádio que está sendo veiculada em cerca de mil emissoras.

A presidente do CFESS Ivanete Boschetti apresentou os detalhes da Campanha e mobilizou os CRESS de todo o país na luta contra a concentração de riqueza: "O Serviço Social tem o compromisso com a garantia dos direitos. Mais do que isso, tem o compromisso com a construção de uma sociedade em que esses direitos sejam respeitados".

Segundo dados do DIEESE (2008), os 10% mais ricos da população brasileira ficam com 44,5% da renda do trabalho, enquanto os 10% mais pobres dividem 1% da renda do trabalho. 56% de toda riqueza produzida ficam concentrados nas classes mais ricas.

A desigualdade também é grave no campo, onde um grupo de cem mil grandes proprietários são donos de 58% das terras, enquanto mais de dois milhões de pequenos proprietários dividem 7% das terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário